Pages

quarta-feira, 27 de abril de 2011

dia 24 - quentinhas e adoçantes

Frio, frio, frio, muito frio... E o que você pensa em comer? Saladas? Frutas? Nãooooooooooooo! Seu cérebro pede coisas quentes e gordurosas, hehehe, culpa da evolução que deixou no nosso corpo a idéia de que no inverno podemos ficar sem comida a qualquer momento, então é bom encher a pança de coisas bem suculentas, para garantir que o corpo continue funcionando bem e te deixando quentinho...rs

E o que fazer nesses dias??? Estou a caça de receitas de comidinhas quentinhas e gostosas e pouco calóricas, hoje, eu testei a maçã com canela no microondas, coisa rápida para quem quer voltar para debaixo das cobertas rapidinho...

A receita é bem simples, corte a maçã em fatias, ajeite num pratinho que possa ir ao microondas, salpique canela e uma colherzinha de café de açúcar (para quem não é adepto do adoçante) e uma pitadinha de gengibre em pó...Coloque cinco minutos na potência máxima e pronto!
Eu tomei com um chá mate, para dar uma acordada, porque tenho alguns textos me esperando...

Ah, como eu disse eu usei açúcar, primeiro porque não gosto mesmo de adoçante com coisas quentes, segundo tenho lido algumas matérias sobre o uso de adoçante, e a questão levantada é se quando seu corpo pede açúcar e você o engana, você acaba sentindo ainda mais falta de açúcar e fica com mais fome...
Dêem uma olhada, o que eu estou fazendo é diminuir o açúcar ao máximo, evitando mesmo, procurando sentir mais o sabor das frutas e deixando o cafezinho mais amargo, na limonada só algumas gotinhas de adoçante, bem pouquinho, porque senão fica difícil.  Acho que o que vale para vida e para tudo, principalmente no regime, é a moderação. 

4 comentários:

Magna disse...

Oi Sil!
Estou feliz com esse frio, pois posso comer sopa, que adoro! Tem aquelas 'de saquinho' q serve para comer entre as refeições, eu costumo levar no trabalho! Mas tomo muito cuidado pra escolher as que contém menos sódio, geralmente elas têm muito sal... Pra segurar a fome mais tempo, faço croutons com 1 fatia de pão de forma integral (é só picar e colocar 3 minutos no micro, virando de lado na metade do tempo) - as fibras dão mais saciedade. Ahhh, tb como cenoura em palitinhos, vou passando no molho de salada light, é um petisco bem leve pra fazer entre as refeições e não é sem-graça. Outra receita q gosto no inverno é tomate recheado com atum (sem óleo) ou ricota. Fui aprimorando meu arsenal de petiscos pois não gosto de comer doces, tenho fome de salgado, hahaha... Como 95% das coisas prontas para matar fome são adocicadas (barrinhas de cereal e cia), fui aprendendo alternativas pra não ter só elma chips como opção (q também detesto...)
Força aí nesse inverno!

Sil G. disse...

Valeu Magna, rs, eu tb sou salgadeira...bem lembrado o tomate recheado, eu adoro com ricote e peito de peru...vou fazer nesses dias...
E vono eu estoquei aqui, mas nem tinha pensado q podia servir de lanchinho... adorei!

Sil Terume disse...

Olha só, achei bem fácil acostumar com coisas sem açúcar, viu, Sil... Antes, tomava café com açúcar; hoje, nem coloco e gosto mais: sentimos mais sabor. Acho que vale a pena mesmo ir tirando aos poucos... E fui tirando o sal tb... Antes, amava sopa vono; hoje, já acho salgada. É bom cortar sal e açúcar, mas é péssimo ficar achando várias coisas que eu gostava agora muito doces ou muito salgadas (ex.: milkshake do bob's, sucos del vale, sopinhas prontas, etc.). Eu faço banana com canela no micro; fica uma delícia!!! Basta um minuto... Geralmente, a banana já é docinha e tal... Ai, quero sopaaaa!!!! Frio! Beijos. O blog tá legal!

Sil Terume disse...

E eu também ODEIO adoçante! E segundo alguns nutricionistas, nem faz bem mesmo. Também prefiro manter o açúcar, mesmo que pouco... Açú car mascavo também gosto. ;-)