Pages

terça-feira, 26 de abril de 2011

dia 23 - oscilação de humor

Tem dias que a gente acorda, se olha no espelho e se pergunta, quem é você? Tem ou não tem? Ou sou eu que ando me despersonificando? rs... Ando numa oscilação de humor maldita e não posso nem culpar os hormônios por isso, de repente eu estou animada e confiante, de repente estou irritada, de repente estou chorando... 

É impressionante, como em certos momentos da vida a gente revive sentimentos abandonados do passado, coisas que achamos que superamos, mas só ficaram escondidas em algum lugar escuro que por motivos alheios a nossa vontade foram re-iluminados.  Bom, o tio Freud tinha razão, a nossa infância é o centro das nossas neuroses e diante das novas dificuldades encontradas, as feridas do passado se abrem... 

Vale dizer agora, que meu foco de estudos é a psicanálise e sim, casa  de ferreiro o espeto é de pau, todo mundo costuma achar que psicólogo é muito bem resolvido, o fato é que quanto mais conhecimento da teoria se tem mais difícil é compreender a si mesmo, melhor dizendo, você compreende mas não resolve...rs.... Muita gente já me perguntou para que serve o psicólogo, ir lá sentar e ficar falando coisas não parece muito útil, mas o fato é que ter uma outra pessoa para te ouvir e te  apontar algo  além do óbvio faz toda a diferença..
Bom, a conclusão disso tudo é que resolver "castrar" a si mesmo e limitar seus atos, se comprometendo a fazer algumas coisas e a não fazer outras, mexe num buraco muito mais embaixo de uma personalidade histérica como a minha... Aí, eu não sei mais o que veio primeiro o incômodo que me fez decidir a mudar coisas ou se as mudanças trouxeram os incômodos... 
Não sei mais, mas não saber as vezes é o melhor caminho...Espero que seja...
Ando meio niilista esses dias, amanhã prometo uma conversa mais animada... Hoje está frio, o dia está cinza, eu tenho uma pilha de textos para ler e não estou conseguindo manter o sorriso aberto. Mas quem sabe, daqui cinco minutos eu posso ficar bem de novo, o fato é que eu não tenho mais controle sobre mim mesmo... 


3 comentários:

Ginê disse...

Sabe...

Outro dia o André Gellis me disse que a única possibilidade que eu tenho de salvação está no fato deu não enxergar onde ela se encontra... talvez sirva pra você tmb!

Anna disse...

Sil, presente de Páscoa pra vc , umtrechinho da Clarice L. Bje vamos com isso !

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender.
Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo."

Clarice Lispector

Sil G. disse...

Adoro a Clarice, brigado pela força amigos!