Pages

sexta-feira, 27 de maio de 2011

dia 54 - amor ou medo

Vi esse vídeo agora cedo, e não pude deixar de  compartilhar...

É simplesmente lindo!
E nos faz lembrar que o medo de amar está presente desde que somos crianças, o medo de não ser correspondido... A grande diferença que o medo na criança é ainda um véu fino, não a prende, nem a impede de ver o mundo, facilmente esse véu se rasga. 
Infelizmente crescemos, e o véu pode se tornar uma muralha que nos prende e limita a nossa visão de mundo. 
Não estou apenas falando do medo de amar o outro como amante, marido, namorado...  Também estou falando do medo de amar a vida, a profissão, um hobby, um amigo, um momento, a nós mesmos. 
Medo de nós amar. Muitas vezes é mais fácil tentar amar o outro, porque ele pode simplesmente nos amar primeiro e simplesmente correspondemos a esse amor, digo, pensamos que correspondemos e muitas vezes pode ser real , porém em outras vezes a pessoa se manteve "amando" simplesmente por amar o que o outro sentia por ela, porque ela não amava a si próprio... Deu para entender? Penso que o maior mal de não amar a si mesmo é aceitar qualquer amor que oferecem, visto que falta, parece que qualquer coisa serve. 
Estou falando de casais que depois de anos descobrem que não tinham nada em comum, ou de casais onde um oferecia amor sincero, mas o outro por não se amar não conseguia corresponder inteiramente a esse amor. Estou falando também de casais onde a relação se mantém pela dor, pelo ódio, pela mágoa, porque nenhum dos dois se amam, nem a si, nem ao outro. 
Ahhh as vezes, fico me sentindo meio depressiva, numa sexta-feira, com um videozinho tão cute, eu tiro uma reflexão deprimente... Mas acho que é o meu jeito de me dizer, não faça isso Silvana, nunca faça, jamais! 
Bom eu já fiz, já me iludi com sentimentos de medo, achando que era amor. Hoje, eu acho que estou conseguindo, acredito no amor que sinto, acredito que estou aprendendo a me amar e a amar o outro. E acho que é um processo diário de optar pelo amor e não pelo medo, porque mesmo depois de anos com a mesma pessoa, embora você se sinta seguro, aceito e amado... Amar e simplesmente amar, em cada gesto do dia, exige um desprendimento, um atirar de si mesmo em direção ao abismo da incerteza de ser completamente correspondido, ou melhor, correspondido como imaginamos que devemos ser... 
Bom, acho que o Pablo Neruda explica melhor: 

"Saberás que não te amo e que te amo
posto que de dois modos é a vida,
a palavra é uma asa do silêncio,
o fogo tem uma metade de frio.

Eu te amo para começar a amar-te,
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo ainda.

Te amo e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desafortunado.

Meu amor tem duas vidas para amar-te. Por isso te amo quando não te amo e por isso te amo quando te amo"

Bom final de semana!

p.s.: foi delicia comer no bandejão a semana toda...rs...pelo menos o regime ficou garantido! 

3 comentários:

Ginê disse...

Sil...

Esse vídeo é lindinho...

Medo de amar é foda, mas oque dizer do medo de não ser amado? De não se bastar nessa vida...

Elizabeth disse...

Não acredito no amor. Não acredito que alguém saiba o que é amar. As pessoas fazem coisas terríveis em nome do amor, talvez fosse melhor a gente se resguardar desse mal.
Ninguém consegue amar incondicionalmente, se é que alguém sabe o que isso significa, isso é muito triste.
Quem ama sofre e quem não ama sofre mais ainda, então pra que amar ?
veja o comentário do Ginê cheio de dúvida, será que vale a pena ? uma hora ou outra vc acaba se machucando, quantas pessoas vc conhece que realmente foram feliz amando, não conheço nenhuma.
Isso é muito deprimente mas é muito verdadeiro é um bom assunto pra se discutir, quem sabe alguém consegue me convencer do contrário.
Vale a pena amar ?

Magna disse...

Ai Sil, você tocou num assunto tão polêmico! Eu acredito quq amor é algo além da nossa racionalidade. É sentimento, e por isso mesmo, não pode ser medido, explicado, controlado. A gente ama ou não. E isso implica em muitas coisas, inclusive em sofrimento. Mas acho q faz parte, porque não somos perfeitos. Adoro esse vídeo, é de uma pureza e ingenuidade que só as crianças conseguem expressar...

A Elizabeth perguntou se vale a pena amar... Eu pergunto se vale a pena não amar...

Ahhh, coloquei um selinho pra vc lá no meu blog! Foi meu primeiro selo, e eu precisava escolher 5 blogs para repassar, escolhi o seu! Espero que goste! Lá tá explicando como vc faz pra repassar o selo.

Bjos